quinta-feira, 24 de maio de 2012

CRIME


Mais um empresário carmense é vítima de assalto
Durante a ação os bandidos dispararam três tiros

No início da noite de quinta-feira, 17/05, o empresário carmense Valério Silveira de Oliveira foi vítima de um assalto que ocorreu na estrada que dá acesso ao Laticínio Dateta, que é de sua propriedade.
Por volta das 18 horas e 30 minutos, o empresário saiu de seu Laticínio, que se localiza na zona rural de Carmo da Mata, a cerca de 2 km da cidade. Foi nesse momento que ele percebeu que uma moto Honda CG, cujos faróis estavam apagados, portando dois indivíduos de touca, e ainda com capacetes, aproximou-se de seu veículo Uno. Quando chegaram perto de Valério, que dirigia o carro, anunciaram o assalto. O empresário parou o seu veículo e um dos bandidos que estavam na moto colocou um revólver em sua cabeça e pediu a Valério o dinheiro. O mesmo entregou sua carteira, que continha cerca de R$ 40,00, documentos e talão de cheques.
Segundo Valério, mesmo com a entrega de sua carteira, os bandidos continuaram o ameaçar e a pedir que ele entregasse o dinheiro. “Os assaltantes estavam muito nervosos e me pediam, com muita insistência, que eu entregasse todo o dinheiro. Mas eu afirmava que o único dinheiro que eu tinha era o que estava na carteira. Até que o bandido inclinou a arma um pouco e disparou um tiro que acertou o retrovisor do carro e trincou o para-brisa. O barulho do disparo foi tão forte que eu fiquei surdo na hora e até hoje, cinco dias depois, ainda estou ouvindo pouco”, falou Valério.
Ainda segundo relatos do empresário, depois desse tiro o bandido pediu a ele que saísse do carro e deitasse no chão. Falou ainda para Valério que queria o malote de dinheiro e que estava observando-o há muitos dias. O empresário novamente falou aos criminosos que não tinha nenhum malote no carro e entregou a eles a chave do veículo dizendo que eles poderiam levar o carro e procurar dentro dele qualquer dinheiro. Nesse momento, o bandido disparou um outro tiro no chão, próximo aonde Valério estava deitado. “Durante toda a ação eu só pensava em minha família e nos meus filhos. Eu até falei com os assaltantes que poderiam levar o carro, minha carteira, mas que não fizesse nada comigo, pois eu tenho filhos que precisam de mim”, disse a vítima.
Mas os assaltantes ainda mais nervosos continuavam a ameaçar Valério e pedir-lhe o malote, mesmo com a afirmação da vítima de que não tinha nada dentro do carro. Nesse mesmo momento o bandido que estava na moto falou para o comparsa que tinha avistado um farol e que um carro estava se aproximando. “Nessa hora o assaltante disparou um terceiro tiro perto de minha perna, montaram na moto e seguiram em direção à estrada do Povoado do Quilombo, levando minha carteira e as chaves de meu carro”, relatou o empresário.
Valério foi salvo dos bandidos com a chegada do Padre Vanir José de Oliveira, que seguia na estrada devido a um missa que iria celebrar no Povoado do Quilombo.
A vítima, em entrevista a Tribuna do Carmo, no dia 21/05, contou-nos que acionou a guarnição da Polícia Militar, que chegou ao local por volta das 19 horas e 10 minutos. “Eu liguei para a PM para relatar o fato, identifiquei-me, mas o militar que me atendeu não estava entendendo o que eu dizia. O padre também ligou para eles, mas o policial também não estava compreendendo o que Padre Vanir dizia. Só sei dizer que a policial chegou no local por volta das 19 horas e 10 minutos”, declarou Valério.
O empresário relatou todo o fato aos policiais, que registraram um Boletim de Ocorrência para futuras providências. “No outro dia após o fato fui à delegacia para registrar o BO e fiquei surpreso, quando eu li o boletim. Pois o mesmo só citava que eu tinha sido vítima de furto. Não falava nos tiros que foram disparados e nem mesmo no projétil que foi encontrado no meu carro”, falou a vítima.
“Acho que estamos muito vulneráveis, precisamos nos mobilizar para tentar diminuir a criminalidade nessa cidade, pois Carmo da Mata era uma cidade pacata e tranquila de se viver. Mas hoje estamos convivendo com esta insegurança e que está deixando nossa população alarmada”, finalizou Valério.
A equipe de reportagem da Tribuna do Carmo foi até a delegacia de Polícia Civil, para obter maiores informações do caso. Segundo informações obtidas com a delegada, Adriene Lopes, a vítima, Valério Silveira de Oliveira, já prestou depoimento e as informações colhidas já estão sendo investigadas para chegarem até o autor do fato. Também foi dito que até a tarde de terça-feira, 22/05, o projétil que foi encontrado no carro da vítima não tinha chegado na delegacia para ser periciado.
PROVIDÊNCIAS
Na noite segunda-feira, 21/05, o vereador Reverton Jean de Oliveira, o Revinho, apresentou, no plenário da Câmara Municipal, uma indicação de sua autoria à 59ª Cia da Polícia Militar, sob o comando do Capitão Adilson Fonseca de Carvalho, solicitando ao militar a possibilidade de se fazer, em Carmo da Mata, uma operação nas zonas urbana e rural, com intuito de combater o tráfico e uso de drogas, bem como os furtos e roubos que vem acontecendo com frequência no município. A indicação foi aprovada por unanimidade.
Segundo o vereador, em entrevista à Tribuna do Carmo, na manhã de 22/05, o grande aumento na criminalidade, com constantes furtos e roubos, tem deixado assustada nossa população. “O intuito de minha indicação é tentar diminuir os índices de criminalidade em nossa cidade, em consequência, trazendo mais segurança aos carmenses”, falou o vereador.
O prefeito Milton Neto também se manifestou a respeito do caso. dizendo que várias providência foram tomadas, inclusive um ofício foi enviado ao Secretário de Defesa Social, Lafaytte de Andrada, pedindo o aumento do efetivo de Carmo da Mata e outras providências. Nesse mesmo ofício foram anexados vários exemplares de jornais locais que mostram o aumento do índice de criminalidade no município. Em resposta ao ofício enviado pelo prefeito, o secretário Lafayette de Andrada, remeteu um outro ofício, assinado pelo Assessor Militar da SEDS, Tenente- coronel da PM, Argemiro Martins de Lima, que fala que Carmo da Mata possuiu hoje 10 policiais militares, perfazendo 02 além do efetivo previsto e que está sendo viabilizado recursos para a construção da sede própria da PM.
Segundo Milton Neto, o município disponibiliza para o quartel da Polícia Militar, o aluguel do imóvel onde funciona o destacamento, combustível para os veículos, materiais de escritório, informática, limpeza e higiene, telefone, manutenção das três viaturas, além de água e energia elétrica. 



Um comentário:

  1. Isso não vai parar. Há tempos, que os crimes de roubo e furto, eram, quase exclusivos das grandes cidades. Devido a proliferação das drogas, da impunidade e da falta de pessoal da segurança pública, as cidades pacatas estão sendo alvos de marginais, que até então não se dispunham a entrar para a vida criminosa, mas devido a facilidade, encontraram um modo fácil de ganhar a vida.
    O aumento do efetivo da gloriosa PM, não vai adiantar, é necessário uma intervenção maior, com dados dos Bos feitos, levantamentos preliminares, montar um cerco, desvendar e colocá-los na cadeia, aí sim, verão que não está tão fácil assim, destruir a paz que existia em Carmo.

    ResponderExcluir